Matéria publicada originalmente por Globo Rural em 20/03/18. Acompanhe a evolução de uma das maiores fazendas produtoras de leite do Brasil.
Da esquerta para a direita, Jorge Jank, Sebastião Nascimento, Roberto Jank e Roberto Jank Junior (Foto: Rogério Albuquerque)
A capa da nossa edição de março da revista Globo Rural traz uma reportagem que eu e os fotógrafos Rogério Albuquerque (autor desta foto) e Fabiano Accorsi realizamos na fazenda Agrindus, de Descalvado, e pertencente à família do pecuarista Roberto Jank. Na foto, ele, que está com 79 anos, posa ao lado dos dois filhos, Roberto Jank Júnior, 53 anos e Jorge Jank, 49 anos.
Sabe quantos litros de leite a Agrindus produz por dia? 60 mil litros, o que a torna uma das três maiores do Brasil.
Tecnologia de ponta e bem estar animal são fatores a garantir o desempenho da fazenda que funciona durante as 24 horas do dia. É uma verdadeira indústria. São 240 funcionários circulando para cuidar de 1.700 vacas em lactação.
É a terceira vez que eu realizo uma grande reportagem lá na Agrindus. Duas delas para a Globo Rural.
A primeira eu fiz para o caderno Agrofolha, da Folha de S. Paulo, no ano de 1994, portanto, há 24 anos. Assim, acompanhei pessoalmente a evolução acelerada da pecuária leiteira na fazenda da família Jank.
As voltas que o mundo dá: meu editor no caderno Agrofolha era o mesmo que é o nosso diretor de redação agora na Globo Rural, Bruno Blecher.
Ah, sim, a foto é do meu colega e fotógrafo da Folha, Luiz Carlos Murauskas. Onde anda o Luizão? Com ele eu corri o Brasil acompanhando o grande salto da pecuária de leite e de corte.